Adilson da Hora Sampaio, egresso do Doutorado e do Mestrado Profissional em Administração do NPGA/EAUFBA, foi um dos vencedores do “Prêmio 19 de Março”, na categoria “Melhor Artigo Sobre Pregão Publicado no Ano de 2022”. A premiação é a única da categoria de compras públicas no Brasil a reconhecer o trabalho de profissionais, instituições e iniciativas da área, sendo entregue durante o 18º Congresso Brasileiro de Pregoeiros, que aconteceu em Foz do Iguaçu-PR.
O artigo ganhador de Sampaio foi um dos componentes da sua tese de doutorado, defendida em dezembro de 2021, pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
A Coordenação do NPGA tem uma enorme satisfação em parabenizá-lo pela conquista do prêmio com o trabalho intitulado “Compras Públicas no Brasil: indícios de fraudes usando a Lei de Newcomb-Benford”. O estudo visa contribuir para a literatura focada na detecção de fraudes contábeis ou financeiras no setor público, sendo pioneiro neste ramo ao analisar a base de dados brasileira, e foi publicado pela revista Cadernos de Gestão Pública e Cidadania, da EAESP-FGV. Para o servidor, o reconhecimento do seu trabalho no setor de compras é gratificante, principalmente por ser fruto de uma busca por enriquecimento do seu conhecimento nessa área. “Para mim é motivo de orgulho poder retornar, da melhor forma possível, a confiança e investimento em capacitação realizados”, declarou Sampaio.
É o segundo prêmio que o egresso recebe no evento, tendo sido premiado na Categoria Pregão-Objeto Inusitado, em 2019, pela aquisição de uma câmara de eutanásia para o Biotério da instituição.
Ressaltamos que essa premiação evidencia a vocação e compromisso dos nossos discentes (egressos) em produzir conhecimento.