Mesa-Debate: Modelos de incubação social e ecossistemas de inovação – desafios e implicações - NPGA

Foi realizado hoje (28/11/23) uma mesa de debates para apresentar os primeiros resultados da ampla pesquisa sobre incubadoras coordenada pelo professor Mario Coscarello através do Essentials Project – Experiences of Social and Solidarity Economy: Networks of Incubators as Strategies for Territorial Development, que envolve inicialmente a Universidade da Calábria e o Instituto Politécnico de Torino, além da Universidade Nacional de Quilmes na Argentina.

A mesa discutiu diferentes modelos de incubação social e os efeitos sobre seu ambiente institucional de atuação.

Para as instituições públicas, organizações da sociedade civil e empresas, trata-se de repensar sua agenda em termos de ação pública. Para as universidades, trata-se de compreender como tais iniciativas redefinem a relação entre pesquisa e extensão, reposicionando as temáticas do impacto e da inovação social.

O próprio professor Mario Coscarello (Univ. de Calábria) atuou como conferencista, o professor Genauto França Filho (NPGA/EAUFBA) foi o moderador do Debate e os professores Antônio Cruz (UFPel), Andréa Ventura (NPGA/EAUFBA), Tatiana Reis (IF Baiano), Marlos de Jesus (Propci/UFBA) e Luiza Teixeira (PDGS/UFBA).

O evento contou ainda com a presença de Joaquim Melo, fundador da Rede Brasileira de Bancos Comunitários que aproveitou o evento para lançamento do seu livro “As Moedas Sociais do Brasil: do palmacard ao e-dinheiro”.

Assista através do canal YouTube da EAUFBA