Propósito

Com duração de dois anos, o curso visa formar professores, pesquisadores, gestores ou profissionais que evidenciem:

  1. capacidade analítica para lidar com práticas diversas do campo das organizações, das políticas públicas e da gestão;
  2. competência de realizar e disseminar pesquisa acadêmica consistente no contexto da sociedade contemporânea, da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade;
  3. competência de praticar o ensino de forma reflexiva e inovadora, de acordo com os princípios do processo de aprendizagem; e
  4. habilidade de administrar organizações, respeitando suas singularidades e seu contexto.

Os professores e estudantes do núcleo criam um ambiente intelectual rico em aprendizagem, colaboração e protagonismo acadêmico. Durante o curso, os estudantes são encorajados a: (a) participar de atividades do programa e de eventos científicos, (b) desenvolver produção acadêmica e tecnológica, bem como (c) qualificar suas práticas de gestão.

A relevância acadêmica, organizacional e social está na base das aulas, atividades e pesquisas. A diversidade disciplinar do corpo discente favorece um intercâmbio cultural e educacional enriquecedor. Nossos professores e estudantes pesquisam fenômenos que despertam o interesse tanto da academia quanto dos mais diversos tipos de organizações da sociedade contemporânea.

O público-alvo do mestrado acadêmico é formado por estudantes, pesquisadores, professores ou gestores que buscam desenvolver habilidades analíticas e reflexivas para pensar a complexidade das organizações, da gestão e suas conexões com a sociedade. São bem-vindos estudantes com graduação ou mestrado em Administração ou em áreas afins tais como Economia, Sociologia, Engenharia, Antropologia, Computação, Psicologia, Ciência Política, Artes, Estatística, Educação, entre outras.

O NPGA promove o aprendizado internacional por meio de várias ações:

  • os estudantes demonstram proficiência da língua inglesa no momento da admissão;
  • muitas leituras obrigatórias são em outros idiomas, especialmente em língua inglesa;
  • alguns componentes curriculares, cursos e palestras podem ser ofertados em língua inglesa;
  • os estudantes e professores são estimulados a participarem de eventos científicos, publicarem (apoio para revisão linguística de artigos aceitos por periódicos de grande impacto); e
  • estudantes estrangeiros são atraídos para os cursos do NPGA.

Os estudantes de graduação são incentivados a: (a) cursar disciplinas no mestrado ou doutorado como aluno especial, com possibilidade de obtenção de aproveitamento de créditos; (b) participar de atividades extracurriculares (eventos, debates) realizados pela pós-graduação; (c) assistir defesas de mestrado e doutorado; e (d) participar das atividades de pesquisas dirigida dos professores por meio da iniciação científica. Os estudantes de mestrado são incentivados a: (a) ministrar componentes, cursos e/ou aulas na graduação; (b) atuar como monitores, palestrantes, avaliadores de TCC na graduação; e (c) articular seus projetos de pesquisa com projetos de bolsistas de iniciação científica e orientações de TCC na graduação.

Créditos em disciplinas da graduação ou da pós-graduação em Administração podem ser exigidos como forma de nivelar estudantes que não venham da área de Administração e que tenham destacada necessidade de entenderem de forma ampla os principais temas e debates no campo de estudos sobre administração e organizações.

No final do terceiro semestre, os estudantes de mestrado que queiram e cumpram os requisitos previstos no regulamento do curso (ver Instrução Normativa específica sobre o tema) podem progredir para o curso de doutorado, sem a necessidade de fazer uma nova seleção e defender a dissertação, desde que tenha sua demanda solicitada formalmente na secretaria do NPGA no início do terceiro semestre e devidamente aprovada pelo Colegiado do NPGA.