Propósito

Com duração de dois anos, o MPA visa formar gestores(as) que evidenciem a capacidade de:

  •  analisar as mudanças oriundas da sociedade contemporânea, as singularidades e a diversidade de seu contexto organizacional frente a essas transformações;
  • criar, compartilhar e liderar práticas inovadoras de gestão em sintonia com a sociedade, as singularidades e a diversidade organizacionais;
  • e projetar e conduzir processos de renovação organizacional, a partir do enfrentamento de problemas organizacionais e de inovações de gestão relevantes, reflexivas, contextualizadas, coerentes e transformadoras.

O MPA entende que a inovação é um imprescindível para a prática contemporânea de gestão e concebe a inovação como:

  • Uma forma de renovar a prática de gestão e reativar ambientes de trabalhos proativos.
  • Uma manifestação necessária em qualquer tipo de organização: privadas, públicas, sem fins lucrativos, sociais, educacionais, culturais, pequenas, médias, grandes, etc.
  • Um fenômeno multidimensional, que envolve questões diversas: econômicas, sociais, culturais, políticas, materiais, imateriais, subjetivas, coletivas, solidárias, etc.
  • Um processo que requer preocupações voltadas para a criatividade, a análise, a comunicação, a negociação, o trabalho em equipe, etc.
  • Uma mentalidade que abraça uma variedade de sensibilidades: o novo, o diferente, o outro, a diversidade, a experimentação, a vivência, a curiosidade, a descoberta, a relevância, a reflexão, a coerência, a sistemática, etc.
  • Um caminho de habilitação de qualquer organização para enfrentar transformações múltiplas, oriundas do mundo contemporâneo, se regenerar e assegurar sua prosperidade.
  • Uma prática que impacta positivamente o futuro da sociedade, ao ativar indivíduos e organizações para se preocuparem, permanentemente, com a relevância e renovação de seus processos, práticas, serviços e produtos.

O MPA proporciona um ambiente acadêmico e de aprendizagem que encoraja gestores(as) a:

  • repensarem suas práticas de gestão;
  • conhecerem e vivenciarem práticas inovadoras de gestão em outras organizações; e
  • desenvolverem práticas inovadoras de gestão em seus âmbitos de atuação profissional.

O MPA busca proporcionar um ambiente de experimentação e incubação de experiências transformadoras, reflexão, contextualização e projetos de gestão baseados na inovação.

Abordagem Educacional voltada para o Impacto, a Experiência e a Prática

As aulas e atividades de aprendizagem do MPA são baseadas em pedagogias voltadas para a fundamentação acadêmica, a geração de impacto social, a valorização da experiência e a prática em gestão. O foco da formação está situado, portanto, no desenvolvimento profissional, instigando o(a) gestor(a) a refletir sobre suas práticas, vivenciar novas experiências gerenciais e descobrir novos caminhos de renovação.

Com uma base acadêmica sólida e atual, a relevância profissional, organizacional e social está apoiada nas aulas e atividades a serem desenvolvidas no curso. Sob a pedagogia voltada para a produção de impacto, para a experiência e a prática em gestão, as estratégias de aprendizagem são variadas:

  • Fundamentação teórico-conceitual atual e robusta.
  • Casos práticos de experiências atuais que provocam debate e aprendizagem aplicada.
  • Práticas inovadoras de gestores(as) nacionais e internacionais que serão mapeadas e pesquisadas pelos estudantes, com orientação dos professores.
  • Reflexão sobre os desafios e impactos, tanto organizacionais, quanto profissionais e societais, de cada estudante na sua prática de gestão e na busca pela inovação, que deverá ocorrer em cada componente curricular do programa.
  • Trabalho de conclusão de curso no formato de um projeto de inovação em gestão. Esse projeto é voltado para ser implementado na prática profissional do estudante, em prol da melhoria da formação profissional e no impacto organizacional.

O público-alvo do MPA são organizações e gestores(as) que busquem aprimorar suas práticas de gestão por meio de uma abordagem centrada na experiência e na inovação. Como os(as) gestores(as) podem inovar em qualquer tipo de ambiente organizacional, as organizações que podem se beneficiar deste programa são diversas, tanto em termos de setores da iniciativa privada, quanto de setores público, social e cultural. Nesse sentido, organizações e gestoras(es) que busquem o MPA são motivados pelas seguintes questões-chaves:

  • Como a organização consegue enfrentar as transformações contemporâneas exigidas pela sociedade com propostas e práticas inovadoras de gestão?
  • Como os(as) gestores(as) podem repensar, regenerar e inovar a forma de praticar a gestão?
  • Como as(os) gestoras(es) conseguem gerar e implementar ideias criativas para melhorar processos de gestão, reativar ambientes de trabalho e transformar a organização?
  • Como as(os) gestoras(es) podem propor e compartilhar a transformação organizacionais?
  • Como lidar com as resistências ao novo?
  • Como negociar e praticar a inovação?

Experiência de gestão inovadora. Na busca de uma experiência de gestão inovadora para alimentar sua trajetória no MPA, cada estudante deverá desenvolver uma vivência inter-regional ou internacional. Assim, o programa encoraja o intercâmbio intercultural e interorganizacional.

Componentes curriculares optativos. Os componentes optativos são escolhidos pela organização contratante. Esses componentes permitem a organização adequar o programa as suas necessidades, singularidades e estratégias organizacionais, bem como as dos seus gestores. O coordenador do programa poderá auxiliar o representante organizacional nessa escolha dos componentes curriculares optativas. Se for relevante para a organização, um dos componentes curriculares pode ser escolhido dentro da base de componentes do programa acadêmico do NPGA.

Trabalho de Conclusão de Curso. O TCC busca estimular o(a) gestor(a) a construir um projeto de gestão baseado na inovação, que se oriente por rigor metodológico e fundamentos científicos. O projeto busca habilitar o profissional a atuar em atividades técnico-científicas e de inovação em coerência com as singularidades de sua organização e na experiência intercultural vivenciada ao longo do curso. O projeto de TCC deverá ser concebido para ter relevância para a organização e para o(a) gestor(a). Apesar do programa não exigir a aplicação do Projeto de Gestão Inovadora, espera-se que o(a) gestor(a) possa implementá-lo após a conclusão de sua formação. Além de sua estrutura básica, o projeto de gestão pode estimular e incluir vários tipos de produção técnica e tecnológica (por exemplo: artigo, patente, registros de propriedade intelectual, projetos técnicos, publicações tecnológicas, desenvolvimento de aplicativos, de materiais didáticos e instrucionais e de produtos, processos e técnicas, produção de programas de mídia, softwares, estudos de caso, relatório técnico com regras de sigilo, manual de operação técnica, protocolo experimental ou de aplicação em serviços, proposta de intervenção em gestão, projeto de aplicação ou adequação tecnológica, protótipos para desenvolvimento ou produção de instrumentos). O projeto de gestão baseado na inovação devera integralizar os seguintes elementos:

  • Estrutura básica: Projeto de gestão que caracterizem as mudanças no âmbito organizacional em que o(a) gestor(a) atua. O documento deverá incluir todo o detalhamento necessário para que o projeto seja efetivado na organização, bem como integrar a fundamentação conceitual, analítica e prática relevante. O projeto pode envolver atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), contribuindo para o incremento científico e tecnológico e a promoção da inovação no contexto social e organizacional. O projeto será desenvolvido no âmbido de vários componentes curriculares: Projeto de Gestão Inovadora, Experiência de Gestão Inovadora, Pesquisa Orientada).
  • Anexos: Descrição detalhada de uma experiência de gestão inovadora compatível com o âmbito que o(a) gestor(a) atua. Essa experiência deverá ser construída e descrita no componente curricular descrito como Experiência de Gestão Inovadora. Esse exercício de reflexão crítica e contextualizada em gestão deve inspirar a concepção e desenvolvimento do Projeto de Gestão Inovadora. Vários tipos de produção técnica e tecnológica poderão ser produzidos e incluídos como anexos.
  • Defesa Oral. O julgamento do Projeto de Gestão Inovadora será realizado mediante defesa oral, em sessão pública junto a uma comissão julgadora a ser aprovada pelo Colegiado do NPGA. Esta comissão será integrada pelo orientador e por dois professores doutores, um vinculado ao Programa e outro externo à instituição. Deverá ser integrado um avaliador que represente a experiência profissional relacionada ao tema do projeto desenvolvido pelo estudante. Este avaliador poder ser vinculado à organização contratante ou a outra organização que demonstre ter competência prática no tema. O projeto deverá ser defendido oralmente no âmbito do componente curricular Projeto de Gestão Inovadora: Defesa e Compartilhamento que tem por objetivo criar um ambiente de socialização de aprendizagens entre os estudantes do curso e outros membros da comunidade acadêmica.