Trabalho de estudante de Doutorado do NPGA e professores EAUFBA conquista Menção Honrosa na categoria "Monografias" do XXVI Prêmio Tesouro Nacional 2021 - NPGA

O trabalho “Gestão de risco ambiental das reservas internacionais: uma discussão aplicada com os Bancos Centrais da América Latina e do Caribe” conquistou Menção Honrosa na categoria “Monografias” do XXVI Prêmio Tesouro Nacional 2021 (https://www.gov.br/tesouronacional/pt-br/tesouro-educacional/premio-tesouro). Trata-se de contribuição da estudante de Doutorado do Núcleo de Pós Graduação da Escola de Administração (NPGA), Viviane Helena Torinelli, em conjunto com os professores da Escola de Administração (EAUFBA), Prof. Dr. Antônio Francisco de Almeida da Silva Júnior e Prof. Dr. José Célio Silveira Andrade, e com contribuição do Dr. Serafín Martinez Jaramillo (CEMLA and Banxico).

A Cerimônia de Premiação do XXVI Prêmio Tesouro Nacional 2021 contará com a palestra do economista Dr. John Cochrane, um dos maiores nomes no tema sobre economia monetária, além de outros grandes nomes da economia nacional e internacional. A cerimônia acontecerá no dia 06/12, às 15 horas, com transmissão no Youtube pelo canal do Tesouro Nacional, no link www.youtube.com/user/tesouronacional.

Para maiores informações, segue resumo do trabalho: trata-se de discussão aplicada com bancos centrais da América Latina e Caribe sobre a gestão de risco ambiental das reservas internacionais. O estudo é baseado em uma amostra de bancos centrais dessa região, levando em consideração as exportações nacionais dos respectivos países, o risco de paradas repentinas nos fluxos de capital e os objetivos econômicos das reservas internacionais. As commodities são economicamente relevantes para todos os países analisados. As exposições a riscos ambientais específicos são discutidas, assim como as alternativas à gestão de risco ambiental por meio da alocação estratégica de ativos das reservas internacionais. A estrutura discutida neste documento inclui a análise de risco ambiental na abordagem tradicional de alocação estratégica de ativos das reservas internacionais. Como resultado, a gestão das reservas internacionais podem se tornar mais resistentes à exposição a riscos ambientais e climáticos.